Serviço Educativo – Teatro Diogo Bernardes

SERVIÇO EDUCATIVO - TEATRO DIOGO BERNARDES

Desde 2016 que a Fértil tem assumido a direcção e execução do Serviço Educativo do Teatro Diogo Bernardes assente em dois eixos: formação e visitas guiadas.

Em 2016 começou com os cursos de teatro de longa duração para amadores e para alunos do 4º ano. Projecto que teve muito boa receptividade, quer pela comunidade local e público-alvo, quer pela autarquia e direcção do Teatro Diogo Bernardes. A receptividade tão positiva permitiu a repetição desde 2016 até o presente ano lectivo, bem como a criação de um curso de Formação para Adultos, que hoje se dá pelo nome de “O Palco é de Todos”.

Curso de Teatro – Amadores e Formação para Adultos

Colmatando as necessidades de formação complementar dos elementos dos teatros amadores, assim como a estimulação de outros públicos para a iniciação ao teatro, a Fértil propõe o desenvolvimento de cursos de longa duração com uma apresentação pública no final.

 Os curso têm uma duração de 30 horas, divididas entre formação e criação artística de um espectáculo original com apresentação pública no final da formação. Durante as sessões serão abordadas várias técnicas de interpretação, explorando a voz, o corpo e as emoções, assim como também serão abordados temas como a dramaturgia, a encenação e a música em cena, para que os participantes desenvolvam novas formas de expressão dramática e criação teatral.


Curso de Teatro – 1.º Ciclo (4.º ano)

O teatro ou a expressão dramática é uma prática que põe em acção o desenvolvimento do indivíduo aferido na sua totalidade, favorecendo, através de actividades lúdicas, o desenvolvimento de uma aprendizagem global (cognitiva, afectiva, sensorial, motora e estética).

É uma área artística que abrange quase todos os aspectos importantes do desenvolvimento da criança. A grande diversificação de formas que pode tomar [podendo ser regulada conforme os objectivos, as idades e os meios que se dispõe], tornam-na, por excelência, num importante instrumento de trabalho, uma vez que visa processos de experimentação que ampliam o potencial cognitivo, fazendo com que a criança seja capaz de expressar, com autonomia, uma visão crítica do mundo.

“Rio da Memória – parte I” | Primeira parte de pesquisa e trabalho individual, desenvolvido pelo Serviço Educativo em 2020. Devido à pandemia, os cursos de formação presencial foram cancelados, pelo que foi desenvolvido o presente trabalho virtual pelos formandos.