A Fértil

APRESENTAÇÃO

A Fértil surge do encontro entre o teatro e a antropologia, duas formas de olhar para o ser humano como produtor de cultura e de questionar a sua condição de vida. Em 2010 é fundada a associação com o propósito de dar voz às criações e investigações que partam desse princípio. As criações da Fértil assentam essencialmente no teatro e na sua relação com as outras formas artísticas.

O teatro é por excelência o laboratório onde se permite a experimentação do nosso trabalho. Privilegiando as criações originais, permite-nos, como criadores, uma melhor abordagem às mais diferentes temáticas e a adequação destas ao nosso propósito, assim como a afirmação dos artistas envolvidos. É aqui que nos expressamos e onde partilhamos o nosso pensamento com o outro.

O objecto de trabalho da Fértil – arte, educação e cultura – é a base de desenvolvimento de todos os seres humanos, independentemente da sua etnia ou cultura. Estes três pontos são horizontais e pertencem a todos nós num formato não hierárquico. Acreditando nas capacidades de todos, a Fértil pretende desenvolver os seus trabalhos numa forma simbiótica de dádiva, partilhando os seus conhecimentos e aprendendo com os conhecimentos dos outros.

EQUIPA RESIDENTE

Rui Alves Leitão Antropólogo, Encenador, Dramaturgo e Músico
Neusa Fangueiro Actriz, Encenadora e Dramaturga
Paulo Neto Desenho de Luz
César Cardoso Músico e Técnico de Som e Luz

Artistas e Técnicos desde 2010

Actores/Actrizes
Alexandre Sá, Daniel Martins, Isabel Costa, Nuno Bravo Nogueira, Maria Quintelas, Rodrigo Viterbo e Tanya Ruivo

Músicos
César Cardoso, Filipe Oliveira, Miguel Pipa, Paulo Capela e Rúben Fangueiro

Cenógrafia/Figurinos
Carlos Neves, Carmo Alves, Claúdia Ribeiro, enVide neFelibata, Inês Mariana Moitas, Maria João Castelo, Migvel Tepes, Sandra Neves, Terese Deduraite e Theresa Campos

Direcção de Actores
Etelvino Vázquez (Teatro del Norte), João Neca (Teatro O Bando), José Rui Martins (Trigo Limpo – ACERT) e Juliana Pinho (Teatro O Bando).

Imagem
Duarte Costa, Filipe Teixeira, Margarida Ribeiro, Nuno Lopes e Rúben Marques

Produção
Ana de Sousa Vieira, Dânia Lucas, Catarina Peixoto, Cristiana Morais e Dores Carvalho

Apoios

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão . ENIF

Parceiros

ACERT . Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão . Fundação Cupertino de Miranda . Nuvem Voadora . Teatro O BandoTeatro do Montemuro . Teatro e Marionetas de Mandrágora