Porquê? — Teatro para a Infância e Juventude 2021

CONCEITO ARTÍSTICO

O “Porquê? — Teatro para a Infância e Juventude” é uma semana de programação dirigida aos mais novos; não consideramos um festival, mas um espaço de divulgação, educação, fruição e reflexão. Durante a infância e juventude a pergunta mais usual tem apenas uma palavra, “porquê?”. “Porquê?” é nosso o mote para a criação desta semana de teatro dirigida essencialmente à infância e à juventude. Podemos inclusive perguntar: “Porquê esta semana?”; “Porquê este público?”; “Porquê esta faixa etária?”; ou até mesmo “Porquê teatro?”. A resposta a isto tudo é o que pretendemos descobrir com este projecto. O “Porquê?” tem como objectivo imediato despertar o gosto e a sensibilidade das crianças pelo teatro, ao mesmo tempo que, com uma criteriosa selecção de peças teatrais, ajudar a escola nos seus esforços educacionais no âmbito da formação de estética, cívica e inclusiva. Pretendemos criar um espaço de proximidade entre o teatro, a infância e juventude e, também, um espaço de reflexão entre criadores e programadores.

 

 

PROGRAMA

A programação aposta em espectáculos dirigidos particularmente ao público escolar, assente numa oferta que não tenha a obrigação directa de textos estudados nos respectivos ciclos, mas sim o teatro na sua essência. Além da programação dirigida ao grupo escolar, complementamos com espectáculos para famílias abertos à comunidade, para promover o acesso a diferentes espectáculos artísticos a mais públicos. O programa proposto para a quarta edição do “Porquê?” parte novamente do princípio de cumplicidade entre a Fértil Cultural e as companhias convidadas. 

 
BILHETEIRA
Os espectáculos para famílias estão sujeitos a reservas antecipadas de bilhetes. Reserve através do 914 542 780, correio@fertilcultural.org ou mensagem privada nas nossas redes sociais.
Bilhete duplo: 5€ / Bilhete individual: 3€.
 
1 de Junho
Companhia: Lua Cheia

Espectáculo: Pequenas Fábulas de La Fontaine

Local: Salão Paroquial do Louro

Público-alvo: Escolas

Horários: 10h30 / 14h30

 

 

2 de Junho

Companhia: Teatro e Marionetas de Mandrágora
Espectáculo: O meu avô sabe voar 
Local: Salão Paroquial de Ribeirão
Público-alvo: Escolas
Horários: 10h30 / 14h30

 

 

3 de Junho

Companhia: Trupe Fandanga
Espectáculo: QUBIM
Local: Casa da Pedreira, Gondifelos

Público-alvo: Famílias (Aberto ao público)
Horário: 16h

 

 

4 de Junho

Companhia: Chão de Oliva

Espectáculo: O Segredo do Rio — Conto
Local: Salão da Junta de Freguesia de Cavalões (Multiusos)

Público-alvo: Escolas
Horários: 10h30 / 14h30

 

 

4 de Junho

Conversa: Porquê o teatro para infância e juventude?
Local: Casa da Pedreira
Horário: 18h

Público-alvo: Criadores, programadores, actores, professores, educadores, animadores socioculturais, estudantes de artes.

 

 

5 de Junho

Companhia: RedCloud Teatro de Marionetas
Espectáculo: Isto Aconteceu de Repente. Distorção.

Local: Salão da Junta de Freguesia de Cavalões (Multiusos)
Público-alvo: Famílias (Aberto ao Público)

Horário: 19h

 

6 de Junho

Companhia: Joana Providência · ACE
Espectáculo: Estranhões e Bizarrocos

Local: Salão Paroquial do Louro
Público-alvo: Famílias (Aberto ao Público)
Horário: 16h

 

 

 

“A expressão “teatro para crianças” não tem qualquer significado de carácter estético. Do mesmo modo que a expressão “teatro popular”, ilustrada por Jean Vilar designa um público e não um género teatral diferente. “Teatro para crianças” quer dizer jovens espectadores face ao teatro. É tão simples como isto… e é extremamente complexo, uma vez que se trata, em primeiro lugar, de teatro.” (Maurice Yendt, Les ravisseurs d’ enfants, Editions Actes-Sud-Papiers)

Imagens dos espectáculos