Workshop de Circuit Bending na Casa da Pedreira

Curto circuito aplicado workshopviolino-bentado2
Dirigido por Miguel Pipa

8 e 9 Fevereiro

Casa da Pedreira – Gondifelos
Inscrição 35€ (30€ sócios da Fértil)
Inscrições pelo correio@fertilcultural.org e 918 224 697.
Minimo 5 participantes – Máximo 12 participantes

A música e a arte são por vezes resultado de acasos ou de acidentes que acontecem no processo criativo e que resultam numa oportunidade de explorar novas formas, novas ideias, novos conceitos. A busca destes acasos é a essência do Circuit Bending.

Circuit Bending — Significa modificação de circuitos electrónicos.

A técnica consiste basicamente na modificação de dispositivos electrónicos (tais como brinquedos, sintetizadores, pedais de efeitos, samplerswalkie-talkies, leitores de cassette,telefones ou outros aparelhos) visando à criação de instrumentos musicais com uma sonoridade única, adaptados com uma série de novos recursos (componentes, botões, fotocelulas) responsáveis por essa nova sonoridade.

A experimentação é uma abordagem fundamental neste processo, permitindo desenvolver as capacidades criativas de tais dispositivos.

O workshop tem a duração de dois dias e cobre tópicos como:
1-Introdução ao circuit-bending: como fazer e o que é estritamente necessário:
2-tipos de ferramentas, materiais e componentes electrónicos.
3-Modificação do circuito electrónico.
4-Concepção de um instrumento  a partir dos curto-circuitos e modificações.

Destina-se a todos os interessados nesta temática não se pressupondo conhecimentos ou experiência prévia.

Autor: Fértil

A Fértil surge do encontro entre o teatro e a antropologia, duas formas de olhar para o ser humano como produtor de cultura e de questionar a sua condição de vida. Em 2010 é fundada a associação com o propósito de dar voz às criações e investigações que partam desse princípio. O teatro é por excelência o laboratório onde se permite a experimentação do nosso trabalho. Privilegiando as criações originais, permite-nos, como criadores, uma melhor abordagem às mais diferentes temáticas e a adequação destas ao nosso propósito, assim como a afirmação dos artistas envolvidos.