Porquê? – Semana de teatro dedicado à infância e juventude

Todos nós temos as nossas perguntas e começamos a criá-las desde tenra idade. Algumas dessas perguntas ficam-nos para o resto da vida e por vezes nunca chegamos a resolvê-las verdadeiramente. Durante a infância e juventude a pergunta mais usual tem apenas uma palavra, “porquê?”.

“Porquê?” é nosso o mote para a criação desta semana de teatro dirigida essencialmente à infância e à juventude. Podemos inclusive perguntar: “Porquê esta semana?”; “Porquê este público?”; “Porquê esta faixa etária?”; ou até mesmo “Porquê teatro?”

A resposta a isto tudo é o que pretendemos descobrir com este projecto. O “PORQUÊ?” tem como objectivo imediato despertar o gosto e a sensibilidade das crianças pelo teatro, ao mesmo tempo que, com uma criteriosa selecção de peças teatrais, ajudar a escola nos seus esforços educacionais no âmbito da formação estética e cívica.

Criar um espaço de proximidade entre o teatro e a infância e juventude e também um espaço de reflexão entre criadores e programadores.

PROGRAMA

O programa proposto para esta primeira edição do “PORQUÊ?” parte de um princípio de cumplicidade entre a Fértil Cultural e as companhias convidadas. Todas são companhias cúmplices da Fértil Cultural, quer em percurso artístico partilhado, quer em posições estéticas e éticas. Tivemos também em conta a dimensão do território e a adaptação das propostas ao público.

Público Escolar

1 Outubro
Companhia: Teatro e Marionetas de Mandrágora
Espectáculo: Aurora
Local: Salão da Junta de Freguesia de Cavalões
Público-alvo: 3º ciclo (7º e 8º anos)

2 Outubro
Companhia: Teatro Art’Imagem
Espectáculo: A Maior Flor do Mundo e Outras Histórias Segundo José
Local: Banda de Música de Arnoso
Público-alvo: 2º Ciclo

3 Outubro
Companhia: Trigo Limpo Teatro – ACERT
Espectáculo: Um Urso com Poucos Miolos
Local: Centro Paroquial do Louro
Público-alvo: 1º ciclo (3º e 4º anos)

4 Outubro
Companhia: Urze Teatro
Espectáculo: A Ilha do Tesouro
Local: Salão da Junta de Freguesia de Cavalões
Público-alvo: 1º ciclo

Público Geral:

4 Outubro
Conversa: Porquê o teatro para infância e juventude?
Oradores convidados: Soraia Gonçalves (MOTIM – Mostra de Teatro Para a Infância de Mindelo – Cabo Verde); Ana Caridade (Mosaico – Plataforma de projectos inclusivos artísticos e educativos); e Paulo Duarte (Teatro do Montemuro).
Local: Casa da Pedreira
Público-alvo: Criadores, programadores, actores, professores, educadores, animadores sócio- culturais, estudantes de artes…
Horário: 21h30

5 Outubro

Companhia: Teatro do Montemuro
Espectáculo: À Espera que Volte
Local: Casa da Pedreira
Público-alvo: Famílias
Horário: 16h30 

Prev Para Lá de Nenhures - Laboratório de Teatro
Next Fascículo Porquê? 2021

Comments are closed.