Mensagem de 1º Aniversário da Fértil

Fez hoje um ano que se constitui publicamente uma ideia. Uma ideia de comunicação, de trabalho nas e pelas artes, de educação, de teatro, de música, de muitas coisas e que a cada dia tem vindo a crescer sem parar. A Fértil constituiu-se faz hoje um ano.

A celebração de datas comemorativas como o aniversário relembra-nos o propósito da nossa vontade e dos nossos votos. Hoje celebramos com grande alegria e vigor o primeiro aniversário e relembramos novamente os nossos objectivos.

Arte, Educação e Cultura são o nosso objecto de trabalho. São palavras tão fortes que apenas três servem para esclarecer tudo aquilo que a Fértil faz. A interligação entre as três temáticas é indiscutível e o valor que proporcionam à sociedade é enorme. Em última análise, são a base daquilo que a humanidade é hoje, aqui e em qualquer outra parte do mundo.

Por termos escolhido palavras tão fortes para o nosso objecto de trabalho, não nos deixamos abalar pelas circunstâncias actuais como a crise política e económica com que nos deparamos hoje em Portugal. Bem pelo contrário, é agora que, cada vez mais, o nosso trabalho se torna de extrema importância para a sociedade.

Um dos objectivos da Fértil na sua Carta de Intenções é: “Demonstrar aos poderes políticos, central e local, a importância das actividades culturais para o crescimento, desenvolvimento e identificação de uma comunidade ou localidade.” Felizmente não somos a única associação cultural com este objectivo e sentimo-nos verdadeiramente honrados de o partilhar com as demais associações espalhadas por Portugal. Cada vez mais, nos dias que correm, lutar por este objectivo é de extrema importância para as comunidades e sociedade em geral. Hoje em dia a importância dada a este ponto é muito escassa e todos os dias nos deparamos com histórias que acabam com mau desfecho.

Hoje celebramos o nosso primeiro aniversário e hoje relembramos e re-determinamos os nossos objectivos e princípios. Só assim podermos caminhar para a celebração do próximo aniversário.

Bem hajam a todos os que nos apoiam e a quem esperamos nunca desiludir.

Pela Fértil,
Rui Alves Leitão
(Presidente de Direcção)

26 de Abril de 2011

Autor: Fértil

A Fértil surge do encontro entre o teatro e a antropologia, duas formas de olhar para o ser humano como produtor de cultura e de questionar a sua condição de vida. Em 2010 é fundada a associação com o propósito de dar voz às criações e investigações que partam desse princípio. O teatro é por excelência o laboratório onde se permite a experimentação do nosso trabalho. Privilegiando as criações originais, permite-nos, como criadores, uma melhor abordagem às mais diferentes temáticas e a adequação destas ao nosso propósito, assim como a afirmação dos artistas envolvidos.

Um comentário em “Mensagem de 1º Aniversário da Fértil”

Os comentários estão encerrados.