Flor n.º 12

O teatro ou a expressão dramática é uma prática que põe em acção o desenvolvimento do indivíduo aferido na sua totalidade, favorecendo, através de actividades lúdicas, o desenvolvimento de uma aprendizagem global (cognitiva, afectiva, sensorial, motora e estética).

É uma área artística que abrange quase todos os aspectos importantes do desenvolvimento da criança. A grande diversificação de formas que pode tomar [podendo ser regulada conforme os objectivos, as idades e os meios que se dispõe], tornam-na, por excelência, num importante instrumento de trabalho, uma vez que visa processos de experimentação que ampliam o potencial cognitivo, fazendo com que a criança seja capaz de expressar, com autonomia, uma visão crítica do mundo.

Foi apresentado em público, no dia 21 de Julho de 2017, no Teatro Diogo Bernardes, o trabalho dos alunos do 4º ano, “Flor n.º 12”. O espectáculo parte da obra de José Saramago “A Maior Flor do Mundo” onde os alunos da turma 12 da EB1 de Ponte de Lima criaram e improvisaram vários momentos que mais tarde foram compostos numa peça sob a direcção de Neusa Fangueiro.